Você sabe o que significa “Burnout”? É o termo aplicado ao “esgotamento profissional”, que é o estado de sensação persistente de cansaço, desânimo, e baixa realização pessoal quanto a sua rotina de trabalho. Segundo especialistas esse quadro pode trazer grandes prejuizos ao profissional como para empresa, por isso é importante estarmos atentos. Separamos alguns sinais que indicam esse esgotamento:
1 – Cansaço extremo
Acontece quando a pessoa se sente quase 100% do tempo cansada, mesmo que nos horários em que não esteja trabalhando.
2 – Alteração de foco e concentração
Mesmo nas tarefas mais simples de serem executadas, que até então eram feitas de maneira tranquila, a concentração não aparece e a pessoa sente que não consegue manter o foco.
3 – Sensação de incapacidade
Aquela sensação de que não vai conseguir cumprir as tarefas e os prazos e se atrapalha na hora de compreender suas prioridades.
4 – O cansaço se estende para o lazer
Quando, até no lazer, aquelas coisas de que a pessoa mais gostava de fazer não oferecem mais prazer. A vontade se limita apenas a dormir ou a não fazer absolutamente nada.
5 – Sono
O excesso de sono ou a insônia são também sinais de exaustão e burnout do trabalho. Pessoas que não dormem mais a mesma quantidade precisam prestar atenção nas noites de sono, que podem não ser mais reparadoras.
6 – Irritação
Irritação com colegas de trabalho, com chefe, em casa e até com amigos são sinais de que a exaustão mental passou dos limites do trabalho e está afetando a vida pessoal.
7 – Dores físicas
Quando a cabeça não para, o corpo emite sinais. Alguns dos mais prováveis são dores físicas na região da coluna cervical, como ombros, pescoço ou costas como um todo.
8 – Dores de cabeça constantes
Aquelas dores de cabeça diárias, que antes poderiam ser apenas no final de um dia exaustivo, aparecem desde a hora em que a pessoa acorda, por exemplo, e ainda são frequentes.
9 – Hiperatividade
É quando, mesmo em locais que antes traziam paz, a pessoa ainda continua agitada pela inércia de tanto trabalhar e sente que precisaria estar fazendo algo naquele momento e não relaxa.
Como líder, é fundamental estar atento não somente nos sinais do seu próprio corpo, mas também em seus liderados. Por isso, é fundamental estar bem próximo da sua equipe no dia a dia. Além disso, para diminuir o risco desse transtorno, é imprescindível buscar contratar pessoas alinhadas com o fit cultural da organização, escopo da área e cargo, pois contratações desajustadas podem contribuir bastante para esse problema.